AGORA

Presidente da Câmara de Jacinto assume prefeitura, interinamente, após TRE cassar prefeito e vice

Prefeito eleito Leonardo Souza (PRB) e vice João Berberino (PP) foram condenados por abuso de poder econômico; Nadson Carvalho (PROS) segue como chefe do Executivo até novas eleições.

O presidente da Câmara Municipal de Jacinto, Nadson Lúcio Carvalho (PROS), assumiu, interinamente, nesta quarta-feira (13), o cargo de prefeito do município. A posse foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após comunicar a cassação dos diplomas e o afastamento do prefeito eleito Leonardo Augusto de Souza (PRB), e do vice-prefeito, João Alves Berberino (PP), por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2016.

A decisão determina ainda que Nadson Carvalho permaneça no cargo de prefeito até que sejam realizadas novas eleições e o novo prefeito eleito tome posse. No entanto, a data do novo pleito ainda será marcada pelo TRE.

Em julho, em decisão unânime do Tribunal, as candidaturas de Leonardo Souza e João Berberino foram cassadas em função de ilegalidades praticadas por eles, tais como a distribuição de comida no dia da convenção partidária dos investigados e a realização de showmício no distrito de Jaguarão em 06 de agosto de 2016.

Para o relator do processo, juiz Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa, “a distribuição de alimentos do lado de fora de local onde ocorria a convenção está comprovada. (…) Embora não haja provas de que os candidatos tenham pessoalmente participado da distribuição, dela se beneficiaram.” E prosseguiu: “a realização de show com cantor localmente conhecido fora veladamente promovida para promover a candidatura. A ausência de discurso ou pedido explícito de voto é compensada pelo fato de que era perceptível aos presentes, pelo uso de cores, bandeiras e divulgação anterior que se tratava de evento eleitoral em benefício do candidato”, afirmou o juiz.

Leonardo Souza havia sido eleito com 4.381 votos, cerca de 64%, que foram anulados. Além da perda do mandato, ele e o vice João Berberino receberam pena de inelegibilidade por oito anos.

G1

About Alves José

Redator e editor no site Jucuruçu Online | www.jucurucuonline.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

<script> (function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-45562157-1', 'auto'); ga('send', 'pageview'); </script>