AGORA

Migrar para evoluir ou para perder as origens?

…Já que fogem do Nordeste para não morrer editado, mas no Sudeste o artigo te mata!

momento-megafone

O ato de migrar é realizado há milhares de anos, sendo caracterizado como uma forma de mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, região, estado, município ou até de domicílio. No Brasil, os movimentos migratórios estão mais diversificados, no entanto, os habitantes do Nordeste protagonizaram grandes fluxos migratórios com destino às outras regiões do país, sobretudo para o Sudeste. E na nossa cidade não é diferente, mas por que tantos jovens deixam nossa cidade?
Os dois grandes violões são: A falta de emprego e também de estudo. Por isso estudos sugerem que os indivíduos migrariam em busca de trabalho, melhores oportunidades e salários.

A vontade de realizar os sonhos, de ganhar dinheiro, de conhecer novos lugares, novas culturas fazem com que nossos jovens troquem a tranqüilidade do interior para se aventurar nas grandes megalópoles. Mas muitas vezes esses sonhos são destruídos por falta de preparo, de conhecimento e até mesmo por inocência. E neste momento muitas vezes que aparece a indignação, pois mesmo sabendo que os jovens irão migrar nunca fizeram nada para que esse quadro mude e nem mesmo os preparam para a vida lá fora. Percebe-se que é claro a necessidade investimento em Planejamento, Educação e Capacitação Profissional, quando se pensa em fazer crescer a nossa Jucuruçu e diminuir a migração dos jovens.

“Endireite o galho enquanto a árvore é nova.”

E mesmo que aconteça esta migração, como sempre irá acontecer seria importante que os jovens possam está preparado para o mercado de trabalho, para faculdade e para as pressões que lhe serão impostas.

“Já que fogem do Nordeste para não morrer editado, mas no Sudeste o artigo te mata.”

Pois estamos cansados de ser os cabeças-chatas, analfabeto, Paraíba e Bahia, afinal também somos gente, e gente inteligente capaz de levar esse país a frente.

Educação leva a mais educação,

alellPor  Aleandro Araújo, 22, estudante de Educação Física, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), SP

 

 

About Alves José

Redator e editor no site Jucuruçu Online | www.jucurucuonline.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

<script> (function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-45562157-1', 'auto'); ga('send', 'pageview'); </script>